aiguille-1280088_1920

Acupuntura


Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa envolve a inserção em pontos específicos da pele do paciente agulhas muito finas, da espessura de um fio de cabelo, com o objetivo de estimular o correto fluxo de energia vital e sangue para equilibrar as atividades orgânicas. 


É um erro comum enxergar a acupuntura como sendo uma técnica terapêutica somente para problemas ortopédicos, como se pressupõe em muitos círculos, até mesmo da medicina moderna. É bem verdade que a acupuntura apresenta resultados superiores a muitas outras técnicas terapêuticas da medicina moderna, mas não está restrita apenas a afecções do sistema musculoesquelético.


É comum, também, na sociedade moderna, ver-se a divulgação da acupuntura como sistema de relaxamento, como a oferecida em muitos day-spa ou clínicas de massagem. Também é certo que a acupuntura ajuda a relaxar e dormir melhor, e por isso mesmo esses efeitos não podem ser desprezados e deve-se usar, e até preferir, a acupuntura a outras terapias às vezes com remédios muito nocivos ao corpo do paciente.

No entanto, é muito importante destacar que a acupuntura traz inúmeros benefícios, e pode ser usada com sucesso em condições das mais variadas nos pacientes, além do efeito relaxante e ortopédico, como por exemplo, em casos de dispepsias funcionais, gastrites, problemas digestivos em geral, diarreias crônicas, distúrbios do sono, doenças psicológicas e psiquiátricas como depressão, síndrome maníaca, bipolar, borderline, também em diversas doenças ginecológicas como por exemplo infertilidade, dismenorréia (dores menstruais), amenorréia, endometriose, doenças de pele como prurido (coceira), púrpura, psoríase, erisipela, acne e muitas outras. É também de marcada eficácia como tratamento auxiliar para lidar com sintomas de doenças neurológicas como mal de Parkinson, esclerose múltipla, neuralgias do trigêmeo, paralisia facial e neuropatias periféricas. Tem, ainda, efeitos benéficos até mesmo como tratamento complementar para pacientes imunodeprimidos por processos neoplásicos em tratamento de quimio e radioterapia.

Na Tai Shan, o diagnóstico é feito pelos métodos clássicos de diferenciação de síndromes da Medicina Tradicional Chinesa, descritos e estudados há 3 mil anos, onde busca-se a origem do desequilíbrio que pode levar a qualquer uma dessas doenças, para depois estabelecer um protocolo de tratamento usando todas as técnicas disponíveis da Medicina Tradicional Chinesa, incluindo a acupuntura. Desta forma, pode-se tratar qualquer condição existente no paciente, muitas vezes em conjunto com outros tratamentos da medicina moderna que o paciente esteja seguindo, aumentando sua eficácia. 

veja também

Ventosaterapia

VENTOSATERAPIA O uso de ventosas é um método terapêutico clássico da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste no posicionamento...

Read More

redes sociais

nossos canais

endereço

Av. Dr. Arnaldo, 1700 – Próximo ao Metrô Sumaré – São Paulo/SP