herbs-906140_1920

Fitoterapia

A Medicina Tradicional Chinesa, em termos de estratégias terapêuticas, pode ser dividida em duas formas: Wai Ke (外科, medicina externa) e Nei Ke (内科, medicina interna). As técnicas de medicina externa são as que agem a partir da parte externa do corpo em direção ao interior, afetando o funcionamento de órgãos e estruturas internas através de estímulos externos. Técnicas como acupuntura, auriculoterapia, ventosa e moxabustão, são técnicas da medicina externa, e buscam influenciar o interior a partir do exterior.

Nas técnicas da medicina interna, entretanto, busca-se reestabelecer o equilíbrio interno diretamente. Nesse sentido, os conceitos da dietoterapia chinesa e da fitoterapia são fundamentais. O ser humano, a partir do seu nascimento, obtém todo o substrato para a continuidade da sua vida, através do ar respirado e dos alimentos e bebidas ingeridos. Os chineses chamam isso de “céu posterior” (Hou Tian, 后天). É de se esperar que tudo o que se respira e tudo que se ingere tenham influência direta e significativa em todo o funcionamento do corpo.

O trabalho na Tai Shan complementa as receitas terapêuticas de acupuntura, moxabustão, ventosa e auriculomedicina, com prescrições de medicina interna consistindo de medicamentos fitoterápicos 100% naturais e orientações de dieta para o restabelecimento mais rápido do equilíbrio no organismo. Baseia-se na diferenciação de síndromes clássica da Medicina Tradicional Chinesa para buscar a receita mais adequada ao paciente. É um erro pensar que fitoterápicos e alimentos sejam de efeito limitado, ou de alguma forma apenas um adicional ao tratamento. A maior parte das vezes, a inclusão e correto seguimento das orientações dietéticas e de fitoterapia transformam um tratamento longo em um muito mais curto, pela característica destes de suplementar diretamente o Céu Posterior, o principal combustível da própria vida. 

Da mesma maneira, não seguir as orientações ou simplesmente indicar um medicamento fitoterápico sem fazer a devida diferenciação de síndromes pode impedir a melhor evolução do paciente. A utilização correta destes meios pode aumentar e acelerar significativamente o resultado terapêutico.


veja também

Acupuntura

Acupuntura Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa envolve a inserção em pontos específicos da pele do paciente agulhas...

Read More

Ventosaterapia

VENTOSATERAPIA O uso de ventosas é um método terapêutico clássico da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste no posicionamento...

Read More

redes sociais

nossos canais

endereço

Av. Dr. Arnaldo, 1700 – Próximo ao Metrô Sumaré – São Paulo/SP